Ir para o conteúdo

Quinta-feira, 1 de outubro de 2026 | Corumbá - MS | 23°C Pancadas

Política

Nem Nossa Senhora nem Jesus; Flávio e a manipulação eleitoral da fé

Ao legitimar uma visão evangélica, candidato tornou plausíveis as suspeitas em torno de suas intenções político-religiosas

4 min de leitura
Política — imagem padrão

As notícias falsas de que Flávio Bolsonaro tiraria de Nossa Senhora o título de padroeira do Brasil ganharam força porque, no final de agosto, o candidato disse que seu primeiro decreto presidencial seria tornar Jesus o Senhor do Brasil.

Escrevi, nesta Folha, que a promessa era uma profanação eleitoral da fé.

A declaração "O Brasil é do Senhor Jesus", dita por Flávio, funcionava como uma senha que os eleitores evangélicos entenderiam imediatamente e à qual os demais não prestariam atenção.

Na teologia evangélica desenvolvida nos ramos do pentecostalismo e do neopentecostalismo, acredita-se que os territórios são dominados por demônios; assim, essa declaração, "O Brasil é do Senhor Jesus", significa uma transferência "legal" dessas áreas do domínio do mal para o governo do bem.

É cada vez mais comum encontrar, nos acessos às cidades brasileiras, placas nas quais ao nome do município se segue "...é do Senhor Jesus". O que Flávio sinalizava era a transferência dessa lógica de batalha espiritual, que opera no plano municipal, para a esfera federal.

As placas e portais "tal cidade é de Jesus", ao lado do significado religioso atribuído à expressão, funcionam como sinal de presença e força eleitoral das igrejas evangélicas no território.

E aqui mora o problema: a expansão evangélica passa a ser representada menos como uma diversificação religiosa possível na democracia laica e mais como conquista de hegemonia por uma nova religião.

A lógica é semelhante à do catolicismo romano quando era a religião oficial, mas isso foi de 1500 até 1889. Com a chegada da República veio a separação entre Igreja e Estado.

Feriados nacionais, cidades e estados batizados com nomes de santos católicos são a herança de uma época na qual o território e a nacionalidade eram definidos pelo pertencimento a uma confissão religiosa.

O evangélico pentecostal raiz ouviu na promessa do decreto presidencial de Flávio Bolsonaro que se trata da transferência do domínio territorial, espiritual e simbólico, até então católico, para as igrejas evangélicas.

O candidato não prometeu retirar Nossa Senhora do posto de Padroeira do Brasil, porém, ao legitimar uma visão evangélica de busca de hegemonia territorial e simbólica, tornou plausíveis as suspeitas em torno de suas intenções político-religiosas.

Evangélicos bolsonaristas e setores conservadores do catolicismo operam na lógica de dominação religiosa da cultura nacional. A escolha da esquerda como inimigo comum selou um pacto tácito de não agressão entre os dois grupos religiosos.

Flávio, com seu afago ao triunfalismo evangélico, colocou em risco a aliança religiosa conservadora.

A polêmica possui a virtude de revelar quão anacrônico é o discurso da liberdade religiosa feito pela direita bolsonarista. As religiões de matriz africana conhecem bem a hipocrisia desse discurso sobre liberdade.

Michelle Bolsonaro, em 2019, removeu do Salão Nobre do Palácio do Planalto o quadro "Orixás", de Djanira da Motta e Silva. Liberdade religiosa, na versão bolsonarista, significa o direito do vencedor de impor sua religião aos conquistados.

No esforço de reduzir danos, o candidato levantou, em São Paulo, uma imagem da Padroeira do Brasil. É provável que, no dia 12 de outubro, ele vá até o Santuário em Aparecida.

Afinal, se Jair Bolsonaro, sendo católico, batizou-se no rio Jordão para ganhar pontos com o eleitorado evangélico, o filho pode assistir a uma missa na Basílica de Aparecida.

Em vez de promover a liberdade religiosa como garantia constitucional de convivência plural para crentes e não crentes, com sua conduta errática Flávio Bolsonaro reduz a fé a um instrumento de cálculo eleitoral, demarcação territorial e tensão institucional.

Nada que não tenhamos visto no governo de seu pai. Millôr Fernandes já profetizava: "O Brasil tem um longo passado pela frente.

Comentários

Participe da conversa. Comentários passam por moderação antes de aparecer.

Carregando comentários…

Leia também

Mais em Política